Maria Lopes

Maria Lopes

sábado, 5 de setembro de 2015

A Arte e o Charme do Tamanho GG

A Arte e o Charme do Tamanho GG

Huuuum! Cheia de charme, um desejo enorme, de se aventurar… Já dizia a antiga música, sucesso dos anos 80, do cantor e compositor Guilherme Arantes. Pois é! Há quem critique os gordos, mais ainda a mulher gorda, que sofre grande preconceito na sociedade brasileira. O vestiário da maioria das lojas parece caber apenas em modelos de passarela, magríssimas. Até quando se encontra uma blusa de tamanho GG, é de um manequim voltado para magros. Só que há muitas gordinhas com mais saúde do que magras sedentárias. Acredite se quiser! A obesidade pode até ser uma doença, mas se torna Extra Grande quando é preconceituosa. Abaixo um texto bem interessante e telas de gordinhas pra lá de charmosas!
< Podem me chamar de gordinha, gorda, redonda, gorducha, eu não ligo, sou assim mesmo dona de uma circunferência perfeita, talvez seja por isso que os homens corram atrás de mim, sou assumidamente roliça, os homens me adoram, os poucos que não gostam de mim é porque não me conhecem direito, sou tudo de bom, eu enfeitiço e sou cobiçada, a maioria dos homens sabem lidar comigo, sabem me tratar bem, há aqueles que me maltratam, mas com um pouco de esforço faço logo eles mudarem de ideia, sou gorduchinha de verdade, não me importo com o que vocês mulheres dizem de mim, pois sei que muitos namorados e maridos vêm atrás de mim, por minha causa já fiz muitos casais brigarem, causo reboliço, desperto vontades, paixões, tenho algo que os homens encontram em mim, não sei o que é, a me ver simplesmente eles piram, sou fofa e muito amada, aposto que você gostaria de saber quem eu sou, pois vou dizer, não sem antes dizer mais uma vez, sou fofinha, gorduchinha, redondinha, eu sou a bola de futebol.
Se você achou que a gordinha em questão era uma mulher convencida, se achando o máximo errou feio, apesar da tendência para o humor o texto serve para um breve questionamento; por que uma mulher a cima do peso não poderia seduzir e atrair os homens? Talvez porque hoje possuímos uma visão sobre imagem e padrões impostos pelos meios formadores de opinião.
Faço algumas perguntas para serem refletidas por vocês leitores.
Por que temos que ter as mesmas características das figuras da mídia?
Por que não aceitamos como as pessoas são?
Você se encaixa nos padrões estabelecidos? Se sim tudo bem, se não, por que esforçar se para seguir o que está ditadura ordena?
Seja o que você for, mas sempre seja você mesmo! >
Fabiano Sorbara é escritor e artista plástico paulistano.
A tela em moldura se chama Banhista, faz parte da série de mesmo nome, do artista plástico paulistano, nascido em 1946, Gustavo Rosa.
1 Banhista Gustavo Rosa
A próxima tela é de uma pintora africana, nascida em Johannesburg, sul da África. Sua pintura é harmoniosa.
2 Fat Ladies Pair Freda Van Der Merwe
A artista plástica Letícia Rosa é natural do Rio Grande do Sul, porém reside de Curitiba /PR. Já usei uma de suas graciosas telas no post “O que dizer?”.
3 Gorda na Janela  Letícia Rosa
Augustin Kassi também é africano. Nasceu em 1966, Assoumoukro, Costa do Marfim. Em suas pinturas costuma homenagear as formas volumosas de mulheres africanas. Em entrevista ao jornal BBC em 18 de maio de 2012, disse: “Eu queria lutar por essas mulheres que foram criticadas e até feitas prisioneiras da ideia de que não eram bonitas.”. Infelizmente não encontrei o título da tela, caso alguém saiba, favor postar no comentário abaixo. Gostei da tela! Apesar de a mulher ser gorda, não deixa de passar maquiagem, usar acessórios, se produzir. Vaidosa toda!
4 Augustin Kassi
Quem disse que gorda não pode ir à praia? A de Tito Porazza vai muito bem e de biquíni! Tio é natural de São Paulo. Manifestou sua aptidão artística desde a infância. As gordinhas, presentes nas telas atuais, simbolizam o seu grito, tanto contra a imposição das medidas no mundo da moda quanto a sua preocupação no consumo alimentar sem controle no planeta Terra. Interessante, não?
5 Livre, Leve e Solta Tito Porazza
O título da tela a seguir significa Chapeleiros Malucos! E não é que são! Interessante também a cabeça das mulheres desproporcional ao corpo, lembrando Tarsila do Amaral. Aqui, talvez, a artista busque dizer que estamos num meio social que o corpo mais vale que os ideais e o caráter.
Sarah-Jane Szikora é inglesa nascida em 1971. Em sua página pessoal, fala sobre suas “senhoras gordas”. A mesma conta que em seu ponto de vista, não há uma obsessão em nossa sociedade sobre a aparência, já que todos estão em dieta ou opta por melhorias cosméticas. Será? Acredito eu que estes dois fatores levem a obsessão desenfreada. E argumenta: por que é que não gostam de nós, do jeito que somos? Szikora deixa claro isto em suas obras, principalmente depois de lutar com um transtorno alimentar num de seus filhos adolescentes. Apesar de vencer esta condição triste, o transtorno é claramente visível através da sua arte, os corpos distorcidos, pequenas cabeças, um profundo fascínio por comida e a relação do ser humano com ele.
6 Madhatters Sarah-Jane Szikora
Mara Sicca é uma artista pelotense (Pelotas/RS) que traduz através de suas telas o mundo das gordinhas… É cada uma mais linda do que a outra! São alegres, coloridas e de alto astral. Infelizmente não encontrei o título da tela. Caso alguém saiba peço para postar nos comentários.
7 Mara Sicca
Quando se trata de telas de gordinhos acredito que os conhecedores das artes plásticas logo se lembrem do artista plástico colombiano, Fernando Botero. Nascido em 19 de abril de 1932, em Medellin, Colômbia tem sua arte como figurativa. Suas figuras são gordas com volumetria exagerada e desproporcional, e têm a boca fechada, acompanhadas por detalhes de crítica mordaz, ironia, humor e criatividade. Não sou fã de suas obras, nem pinturas, nem esculturas. Mas o interessante é sua identidade, não engana!
8 Passeando Fernando Botero
Sérgio Velázquez é um artista plástico cubano. Mora atualmente em Massachusetts, Estados Unidos.
9 Puerto y Mujer Sergio Velázquez
Por fim o artista plástico paulistano, Dudu Rodrigues, que também já pintou várias telas de gordinhas.
10 Tomando Sol Dudu Rodrigues
FONTES
Wikipédia
Guilherme Arantes – Cheia de Charme
Fabiano Sorbara
Gustavo Rosa – Página Pessoal:  http://www.gustavorosa.com.br
Freda Vander Merwe
Entrevista a BBC: http://migre.me/fBjfi
Tito Porazza: Galeria Abaporu – http://migre.me/fBjl4
Sarah-Jane Szikora – Página Pessoal : http://sarah-janeszikora.com
Mara Sicca – Facebook: https://www.facebook.com/mara.sicca
Comentários:  27/07/2013 por Cristiane Menezes     https://quadroseretratos.wordpress.com/2013/07/
http://www.youtube.com/watch?v=xQUXFCRsvqo
Quando a vi
Logo ali, tão perto
Tão ao meu alcance
Tão distante, tão real
Tão bom perfume
Sei lá!

Investi
Tudo naquele olhar
Tantas palavras num breve sussurrar
Paixão assim
Não acontece todo dia

Huuuuum
Cheia de charme
Um desejo enorme
De se aventurar
Cheia de charme
Um desejo enorme
De revolucionar
Oh! Oh! Oh!

Me perdi
Entre os seus cabelos
Pela sua pele
Nos seus lábios tão macios
Tão bom perfume
Sei lá!

Investi
Tudo naquele olhar
Tantas palavras num breve sussurrar
Paixão assim
Não acontece todo dia

Huuuuum
Cheia de charme
Um desejo enorme
De se aventurar
Cheia de charme
Um desejo enorme
De revolucionar
Oh! Oh! Oh!
Oh! Oh! Oh!

Paixão assim
Não acontece todo dia

Huuuum!
Cheia de charme
Um desejo enorme
De se aventurar
Cheia de charme
Um desejo enorme
De revolucionar

Cheia de charme
Um desejo enorme
De se aventurar
Oh!
Estou participando do Concurso Top Blog 2015 conto com sua preferência de voto.Obrigada.
Estou participando do Concurso Top Blog 2015 conto com sua preferência de voto.

O Blog Maria Lopes e a Arte do Espetáculo é considerado um Blog popular nas Redes Sociais e consta com uma coleção de Prêmios, Selos e Wards recebidos pela presença constante de seus visitantes e participação generosa dos amigos da WEB que de uma forma ou de outra colaboram enviando matérias, sugestões e votos quando necessário. 
O Blog Maria Lopes e Artes participa no Concurso Top30 Brasil e há mais de um ano se encontra entre os 10 mais votados em mais de 330 000 blogs e sites participantes mensalmente (graças a colaboração dos amigos). Sou imensamente grata por ter a satisfação de transformar o blog em algo real através um mundo virtual que é a informática. 

Apresento mais uma vez o Blog Maria Lopes e a Arte do Espetáculo para a sua aprovação me proporcionando a satisfação de contar com seu voto, no local de votação que se encontra na aba direita do seu vídeo, onde se lê (vote aqui e seguir as instruções). 
Existe a necessidade de validar seu voto.Obrigada por sua tenção.

Por favor se encontrar alguma dúvida: marialopesdeandrade.lopes034@gmail.com

Felicidades e Grata por sua atenção e voto. Maria Lopes.

Nenhum comentário: