Maria Lopes

Maria Lopes

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

O negro brasileiro está mais tranquilo em ser negro, diz professora sobre queda de pardos

Imagem de reprodução - Retirada do site Manancial Minas
Imagem de reprodução - Retirada do site Manancial Minas
Publicada em 2012/09/28  - por: Fabiana Nanô - Do UOL, em São Paulo
Por conta do movimento negro, das cotas nas universidades e da inclusão social, os pardos se declaram negros, segundo a professora Iná Elias.

Os dados da última Pnad (Pesquisa Nacional de Amostra por Domícilio) mostram que o número de pardos caiu de 84,7 milhões para 84 milhões entre 2009 e 2011, enquanto a quantidade de negros aumentou de 13,1 milhões para 16 milhões neste mesmo período. Para a professora de geografia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Iná Elias de Castro, a tendência inverteu, pois hoje “muitos pardos se declaram negros”.

Como esta parte da pesquisa é feita de acordo com a declaração da pessoa, antes muitos negros se declaravam pardos, de acordo com a professora. Hoje, não.

“Por conta do movimento negro, das cotas nas universidades e da inclusão social, os pardos se declaram negros. Isso mostra uma consciência de que o negro quer se mostrar mesmo. Um dado cultural está indicando que o negro brasileiro está mais tranquilo em ser negro”, afirma.

Apesar de ter sido a população que mais cresceu na primeira década do século, os pardos ficaram praticamente estagnados na última Pnad. A pesquisa, divulgada em 21/09, foi realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e teve como ano-base 2011.

Segundo o levantamento, a população branca continua sendo maioria no país, com 93,2 milhões de brasileiros. Os amarelos somam 1,1 milhão, e os índios, 784 mil.

Aqueles que se dizem pardos eram os que mais cresciam numericamente nos primeiros dez anos do milênio. Em 1999, eles eram 65,3 milhões, enquanto os autodeclarados brancos eram 91,2 milhões, e os negros, 10,5 milhões.

Em termos percentuais, os pardos perderam participação na composição da população brasileira entre 2009 e 2011, passando de 44,2% para 43,1% do total de residentes. Os autodeclarados brancos também diminuíram sua expressão --de 48,2% para 47,8% dos brasileiros--, enquanto os negros aumentaram sua representação populacional de 6,9% para 8,2%.

Os pardos estão concentrados nas regiões Norte e Nordeste, que têm 67,9% e 59,8%, respectivamente, do total de sua população. Já os negros são mais expressivos no Nordeste e Sudeste, representando 10,5% e 8,6% dos residentes.

As regiões que mais concentram a população branca são Sudeste e Sul, com 55,7% e 77,8% do total de seus residentes, respectivamente.

Fonte: Notícias UOL

Leia mais sobre os dados revelados no PNAD:
Número de pardos inverte tendência e cai, aponta IBGE; percentual de negros sobe

http://www.ceert.org.br/programas/educacao/noticias/noticia.php?id=2879

Fotos de pai e filho: 30 ideias para amar (e reproduzir!)

 Fotos de pai e filho: 30 ideias para amar (e reproduzir!)



Os pais não são os mesmos de antigamente. 
Não estou falando das mães, e sim dos vários papais que vejo por aí – muito mais envolvidos com a vida, com os cuidados diários dos pequenos. E, claro, com o coração sintonizado com as emoções de seus filhos.

Não sei como é aí na sua casa, mas aqui é assim: meu marido normalmente está atrás da câmera, registrando os melhores momentos de nossa família. 

E pensando nisso, me dei conta de que não tenho muitas fotos dele sozinho com Catarina (apenas aquelas em que ele programa a máquina e sai correndo, para fotografar os três). Por isso, no post de hoje, fiz uma seleção de ideias de fotos que eu não posso deixar de tirar, tendo o marido e a pequena como protagonistas. 
Veja a listinha e inspire-se também!

Dormindo com papai: quando pequenos, eles cabem na palma da mão! Bonito ver como os pequeninos crescem, e começam a estabelecer uma relação de carinho com o pai. Vale tirar a foto da cama compartilhada, com o bebê dormindo no peito do pai (que também dormiu!) ou sendo amparado no ombro!

Cuidados diários: sim, pai também dá banho, seca o filhote, ajuda na conquista dos primeiros passos, cozinha e até aprende a fazer o cabelo da filhota!

Momentos de alegria: pode ser a hora em que o pai “morde” aquele pé fofinho, um abraço em um lindo dia de sol, o momento em que o filho dispara correndo para os braços do pai… São esses os instantes que ficarão na lembrança – aqueles que mostram que todo o esforço valeu a pena!

Papai e seu garotão: pegando uma onda, aprendendo a tocar violão, consertando o carro… Aqueles momentos de cumplicidade em que pai e filho se entendem! E a foto clássica, fazendo a barba com o filho, pode ser tirada todos os anos, até que seja de verdade!

Papai e sua garota: meninas são tão carinhosas com o pai (e com a mãe também, antes que você fique com ciúmes!). Vale registrar esse carinho (e a cara do pai babão, que poucos anos depois se transformará no terror dos namorados da filha!).
Imagem: http://mom.me/
Imagem: http://mom.me/
http://www.mildicasdemae.com.br/2015/01/fotos-de-pai-e-filho-30-ideias-para-amar-e-reproduzir.html


photos | via Facebook

Tem pai que ama, 
Tem pai que esquece do amor. 
Tem pai que adota, 
Tem pai que abandona. 
Tem pai que não sabe que é pai, 
Tem filho que não sabe do pai. 
Tem pai ... 
Tem pai que dá amor, 
Tem pai que dá presente. 
Tem pai por amor, 
Tem pai por acaso. 
Tem pai que se preocupa com os problemas do filho, 
Tem pai que não sabe dos problemas do filho... 
Tem pai ... 
Tem pai que ensina, 
Tem pai que não tem tempo. 
Tem pai que sofre com o sofrimento do filho,
Tem pai que deixa o filho esquecido. 
Tem pai de todo jeito. 
Tem pai que encaminha o filho, 
Tem pai que o deixa no caminho. 
Tem pai que assume, 
Tem pai que rejeita. 
Tem pai que acaricia, 
Tem pai que não sabe onde está o filho que precisa de carinho. 
Tem pai que afaga, Tem pai que só pensa em negócios. 
Tem... Tem pai de todo jeito. 
E você??? 
Que tipo de pai você é? 
Eu quero um pai, apenas um pai que esteja consciente do amor que tem para dividir... 
Eu quero um pai, apenas um pai que seja AMIGO! 
A todos os Pais, um carinhoso abraço! 
Deus Pai os abençoe!

http://diariodeumadiretora.blogspot.com.br/2013/08/tem-pai-de-todo-o-jeito.html